União Saúde
Quem tem, tá bem

  • image01
  • image02
27
nov 2015

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dicas para prevenção:


1) Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer. 

2) Uma alimentação saudável: Pode reduzir muito o risco de câncer. Evite açúcar. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais e menos alimentos salgados, industrializados e enlatados. 

 3) Faça, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física moderada! A atividade física protetora consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a condição física de cada um.  Está comprovado que a obesidade aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. 

4) Exame preventivo ginecológico deve ser realizado anualmente. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

5) Mamografia: As mulheres com 45 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas e mamografia anualmente. Esses exames devem ser feitos mesmo que mulher não perceba nenhum sintoma. Se algum parente de 1° grau teve Câncer de Mama e Ovário antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.  

6) Auto exame: Todas as mulheres devem realizar o auto exame de mama 1 vez por mês no 10° dia após a menstruação é fator importantíssimo no diagnóstico precoce de Câncer de Mama. 

7)  Exame PSA e Toque Retal: Homens a partir dos 45 anos devem realizar anualmente exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e após os 50 o toque retal, exame determinante no diagnóstico de câncer. 

8) Colonoscopia: É recomendável que mulheres e homens, a partir dos 50 anos realizem exame de colonoscopia a cada 5 anos. 

9) Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas!  Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho. 

10) O sol é um importante aliado da sua saúde. Mas é preciso moderação. 15 minutos por semana de exposição ao sol entre 12h e 16h são importantíssimos para manter seus níveis de Vitamina D, mas a exposição prolongada entre 10h e 16h deve ser evitada, ou ocorrer com proteção adequada orientada por seu médico. 

11) Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

Voltar