União Saúde
Quem tem, tá bem

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30
jan 2014

10 Passos para uma Alimentação Saudável.

10 Passos para uma Alimentação Saudável.

01. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

02. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães, massas etc.). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

03. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições, e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

04. Coma arroz com feijão todos os dias ou pelo menos 5 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa e ótima para a saúde.

05. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados, e 1 porção de carnes, peixes, aves ou ovos. Uma boa dica para tornar o alimento mais saudável é retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves.

06. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

07. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas de açúcar simples.

08. Diminua a quantidade de sal. Retire o saleiro da mesa.

09. Beba pelo menos 2 litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente e evite as bebidas alcóolicas e o fumo.

Fonte: Guia  alimentar brasileiro – Ministério da Saúde.

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